Governo do Estado entrega o novo Terminal Hidroviário de Limoeiro do Ajuru

  • 27/06/2022
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Governo do Estado entrega o novo Terminal Hidroviário de Limoeiro do Ajuru

Nesta terça-feira (17), o governador do Estado, Helder Barbalho, entregou o terminal hidroviário de Limoeiro de Ajuru, no Baixo Tocantins. A obra contou com um investimento do Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), superior a R$ 1,4 milhão para atender aos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Ao todo, o novo terminal beneficia quase 30 mil pessoas da cidade, além dos moradores dos municípios da Região de Integração do Tocantins.

Em seu discurso, o chefe do executivo Estadual relembrou o importante papel do terminal no período da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. "Entregamos hoje o terminal hidroviário, pois eu não pude estar aqui em 2020, por conta da pandemia. Naquele momento a gente não podia esperar para que o terminal fosse aberto para a população poder utilizar. Hoje, volto aqui em Limoeiro do Ajuru para entregar esse equipamento, mais uma obra do nosso governo para ajudar a região do Baixo Tocantins", ressaltou Helder Barbalho.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. ParáEm 2020, durante a pandemia da Covid-19, o governo do Estado autorizou o início do funcionamento do terminal. Na ocasião, foi criado pela prefeitura municipal um centro de monitoramento de embarque e desembarque de passageiros para prevenir o contágio pelo vírus na região. Além de promover o turismo, o novo porto vai garantir também o escoamento da produção de açaí e pesca, principais atividades econômicas do município.

O prefeito municipal, Alcides Barra falou da importância da parceria com o governo do Estado. "O município de Limoeiro do Ajuru precisa da mão amiga do governo do Estado, que tem sido um grande parceiro. Ao todo, já recebemos mais de R$ 5 milhões em investimento. Hoje, entregamos o terminal hidroviário, investimentos na área de assistência social, certificados do Qualifica Pará, entre outros", disse o gestor.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. ParáO projeto de reconstrução do terminal de Limoeiro de Ajuru foi retomado no início de 2019 e compreendeu a instalação de rampa articulada para acesso ao flutuante principal; pintura geral; revisão e recuperação de instalações elétricas, hidrossanitárias e da cobertura do espaço. O terminal também passa a dispor de novo mobiliário para a sala de espera, bebedouro, televisor, comunicação visual, paisagismo, extintores de incêndio, guichês para vendas de passagens e salas para órgãos oficiais do Estado.

Neli Ramos feliz com o novo terminalFoto: Marcelo Seabra / Ag. ParáPara a dona de casa, Neli Ramos, de 40 anos, é uma honra poder ter um espaço como o do novo Terminal, algo que os moradores de Limoeiro nunca tiveram. "É uma honra para nós termos agora este Terminal. É algo muito importante poder ter esse espaço que a gente nunca teve. Antes a travessia de embarcações era muito difícil e agora facilitou demais", comemorou a moradora.

De acordo com o levantamento realizado pela Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), dos 144 municípios paraenses, 50,3% são atendidos pelo modal hidroviário, e 25% deles, ou seja, 31 municípios dependem dos rios para o transporte de pessoas e cargas. Todos os terminais hidroviários contam com infraestrutura com banheiros, cadeiras confortáveis, carrinhos para bagagens, guichês para vendas de passagens, lanchonetes, TV's, bebedouros e salas para órgãos do Estado.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará
Estrutura

Com 358.00m² de área civil construída e 457.13m² de área total, com os equipamentos navais compostos de 1(uma) plataforma metálica fixa de 6.50m x 2.00m, 1(uma) rampa metálica articulada de 20m x 1.20m, 1(uma) torre metálica de sustentação, 1(um) berço metálico de sustentação. A embarcação tipo flutuante, embarcação sem propulsão que opera em local fixo e determinado, com dimensões de 15m x 5m x1,5 m.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. ParáEm virtude das variações das marés, os terminais possuem rampas metálicas articuladas e flutuantes cobertos, além de sistemas de amarrações e fundeios, o que garante o uso em períodos de seca ou cheia dos rios.


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