MORADORES DO VARJÃO TEM PRODUÇÃO COMPROMETIDA POR FALTA DE TILIM (CANAL)

  • 11/01/2022
  • 0 Comentário(s)

MORADORES DO VARJÃO TEM PRODUÇÃO COMPROMETIDA POR FALTA DE TILIM (CANAL)

A comunidade do Varjão, como é conhecida de todos, tem dezenas de moradores que produzem diversos cultivos, e estes produtores vem sofrendo prejuízos em suas plantações por dois fatores importantes, onde um leva maior gravidade por falta de uma ação que embora solicitada, não foi atendida em tempo.

O primeiro fator relevante é o aumento constante das cheias nas áreas de várzea, na parte baixa das chácaras, onde fazem os plantios, isso porque, as chuvas este ano estão sendo mais intensas do que o ano passado, e o nível do Rio tem subido bastante por conta disso.

O segundo fator relevante é a ausência da reconstrução de um tilim (Canal) para direcionar o curso das águas das cheias, que seria muito útil para evitar uma alagação em toda a região baixa das chácaras, onde os moradores realizam suas plantações.

Mesmo com o aumento das chuvas, caso esses moradores tivessem sido atendidos com a reconstrução do tilim (Canal), o que resolveria fazendo uma limpeza e alargamento da área onde já existiu este canal, as águas teriam um rumo mais fundo e canalizado para seguir até o Rio Araguaia e não aumentaria o nível da enchente por toda a área baixa do Varjão.

Com isso, a chance de conseguir extrair as colheitas seriam muito maiores, pois a água não atingiria as plantações de arroz, milho e feijão, sendo cultivos que na maioria morrem dentro da água, não tendo resistência de chegar ao ponto de colheita, gerando assim, prejuízos aos produtores.

Diante dessa realidade vivida por dezenas de moradores da comunidade do Varjão, vimos aqui atender este clamor e reiterar a importância do atendimento a essa demanda, tão logo se diminua o período chuvoso, onde atendendo aos critérios técnicos e ambientais, se realize a reconstrução desse canal (Tilim) que vai ajudar os produtores a terem uma maior produção de alimentos e insumos que ajudam no sustento de suas famílias e na economia local.

Este canal de comunicação tem o papel de levar informação e promover utilidade pública, dando voz e oportunidade aos clamores da sociedade através do cidadão que busca nossa página, através do editor geral e dos seus colunistas.

Faça seu comentário, deixe sua contribuição ao nosso trabalho. Saia no anonimato e dê sua contribuição face ao direito constitucional de expressão e manifestação popular.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Vou Voltar Para Casa

Josinei Melo

top2
2. Não Desanime

Gleyson Kelvenys

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes